- Nº 2161 (2015/04/30)

Milionários britânicos<br>duplicam fortunas

Europa

As mil pessoas mais ricas do Reino Unido duplicaram as respectivas fortunas nos últimos dez anos, segundo uma lista publicada, dia 26, pelo The Sunday Times.

Segundo o jornal, este conjunto de pessoas acumulam agora uma riqueza de 547 mil milhões de libras (aproximadamente 763,4 mil milhões de euros), ou seja, mais de quatro vezes o valor do Produto Interno Bruto de Portugal.

À cabeça desta lista surge o multimilionário ucraniano, Leonid Blavátnik, com 13 mil milhões de libras (18,1 mil milhões de euros).

O patamar mínimo para entrar na lista dos mil mais ricos é hoje de 100 milhões de libras (cerca de 140 milhões de euros).

Já em 2014, um estudo tinha mostrado que as cinco famílias mais ricas do Reino Unido concentram uma riqueza superior aos recursos disponíveis de 20 por cento da população.

HSBC ameaça sair

O HSBC, o maior banco da Europa, anunciou, dia 24, que pondera retirar a sua sede do Reino Unido para escapar a uma regulação que considera demasiado estrita. Entre as medidas tomadas pelo governo britânico está a obrigatoriedade de separar as actividades bancárias de retalho e de investimento. O banco, que está implantado em 73 países e emprega 266 mil pessoas, 48 mil das quais no Reino Unido, foi recentemente abalado por revelações em vários jornais sobre práticas de alegada fuga ao fisco através da filial do banco na Suíça.